Olá Delíricos
Hoje o post é diferente, pois senti a necessidade de ajudar algumas meninas aqui e ali. Não sou especialista mas juntei aqui algumas informações importantes que aprendi com pessoas da área ou cuidando do meu próprio cabelo. Vem comigo:
Motivos pelos quais o seu cacho não define
Antes de tudo você deve ter em mente algumas coisas importantes: como você cuida do seu cabelo, qual a curvatura dele e sua genética. Aos poucos você entenderá o motivo.
Falta de umectação e cronograma capilar
Todo cabelo, para que fique bonito, deve ser seguido um cronograma capilar (definido por um profissional. Nunca siga os prontos na internet.), e dentro do cronograma sempre terá a nutrição ou umectação. Para nós cacheadas, a umectação é bem importante pois graças a curvatura que o fio tem, a oleosidade da raiz não chega nas pontas, deixando elas ressecadas, e com o tempo, sem uma forma bonita. Invista em óleo vegetais de qualidade, ou produtos de qualidade que possuam óleo em sua formulação para fazer esse processo, e com o tempo vera o resultado.
Falta de corte
Esse é o item mais importante! Todo cabelo deve ser cortado entre 2 a 4 meses para se manter bonito e saudável. Embora seja importante salientar que o que acontece nas pontas não influência o que acontece na raiz, o que significa que cortar o cabelo nunca fará ele crescer mais rápido, isso não significa que seja certo manter as pontas velhas ali por muito tempo, que aliás, quando mantidas por muito tempo, afinam e dão um aspecto ainda mais feio ao cabelo. Um corte adequado fará seu cacho ficar mais bonito.
Vou me usar de exemplo - SEMPRE que eu corto, mesmo que só as pontinhas do cabelo, ele define mais. O cacho fica mais encorpado e definido. Então não tenha medo de se jogar na tesoura.
Hidrofobia capilar
Esse é polêmico e temido. Esse é o nome que se da quando o fio de cabelo já não recebe os tratamentos e a água que entra em contato com ele. Isso acontece, muitas vezes, por excesso de produtos, e de tratamentos, principalmente quando se usa produtos de baixa qualidade.
Se o seu cabelo estiver opaco, rígido, sem forma e quebrando muito - não confunda quebra com queda -, então certamente ele está hidrofóbico, pois essas são algumas das características. Em alguns casos, se pode resolver em casa, com um shampoo detox, anti-resíduos ou com sulfato mais forte, mas se mesmo assim os sintomas persistirem, o jeito e recorrer a um profissional.
Seu cacho não é o que você pensa
Agora que tem se tornado mais comum as pessoas assumirem os cachos, é também comum de se ver alguns pegando exemplos na internet e se comparando, pensando que terão o mesmo resultado. Por mais que alguns produtos possam deixar os cachos mais definidos, o que vai ditar a sua curvatura é a sua genética. Se o seu cabelo é ondulado, ele tem ondas e ponto. É EXTREMAMENTE comum ver pessoas de curvatura ondulada se confundirem, achando que tem cabelo cacheado e no final acabar se frustrando por não terem a tão desejada definição dos sonhos.
Saiba identificar a curvatura do seu cabelo, e com isso poderá usar os produtos adequados e encontrar a finalização correta para ele.
Finalização incorreta
De novo batendo nessa tecla. MUITAS pessoas ainda persistem no erro de usar muito creme na hora de finalizar, por exemplo. Isso além de fazer mal ao fio, o resultado nunca fica bom. Você perde o real potencial da sua curvatura achando que mais creme vai deixar o cacho mais definido, quando é totalmente o contrário. O correto a se fazer é sempre usar mais água do que creme. E sabendo a sua curvatura, poderá pesquisar e reproduzir tutoriais adequados ao seu cacho.
Fontes de calor e tratamentos químicos
Usar secador com frequência ou fazer chapinha ou escova, vão acabar com qualquer cabelo, e sendo cacheada, seu cabelo irá esticar/esganiçar o cacho de forma permanente, te obrigando a passar por uma transição capilar, para poder ter cachos de novo. Fontes de calor são só de vez em quando e com proteção térmica adequada.
Se você já tingiu o cabelo, passou por um processo de descoloração, relaxamento ou outros tipos de alisamento, não estranhe a falta de definição. Eu mesma pintava o meu cabelo de ruivo, e não me dava conta do quão "esticado" e aberto estava o meu cacho. Vou te mostrar fotos:
Me siga no Instagram para mais fotos @eudelirico |
Coloração tem o poder de abrir a curvatura do cacho, tome cuidado. Caso já tenha passado por algum desses processo que citei acima, sinto lhe informar que daqui para frente, se quiser cachos ou um cabelo saudável de verdade, terá que passar pela Transição Capilar.
Finalizo aqui te convidando a ler o meu e-Book gratuito: "O que eu queria que tivessem me contado sobre a Transição Capilar".
Tags:
Cabelo